É uma terapia de dessensibilização e reprocessamento através da estimulação bilateral cerebral, sucesso nos EUA. Trata-se de uma abordagem psicológica nova, com resultados eficientes e mais rápidos quando comparados aos da psicoterapia tradicional. É recomendada para fobias, traumas e outros casos.
Inicialmente foi usada para transtorno do estresse pós-traumático – TEPT, causado, por exemplo, por acidente, violência, abuso, desastre natural, assalto, luto e bullying. No entanto, resultados impressionantes têm sido encontrados em quadros como os de ansiedade, síndrome do pânico, fobia, desatenção, hiperatividade, transtorno de personalidade e de alimentação, dificuldade de relacionamento, autolesão, ideação e comportamento suicida, depressão, dependência química, TOC, medo, dor crônica, bruxismo, casos psicossomáticos, dentre outros. Além disso, essa técnica apresenta um resultado ainda melhor em crianças por conta de estas terem um caminho de memória mais curto.
Pesquisas mostram que a patologia psicóloga é normalmente associada a algum acontecimento passado mal processado a nível cerebral. Isso porque, como o cérebro é dividido em um hemisfério emocional e outro racional, quando acontece uma situação difícil, as informações podem ser mal armazenadas entre essas duas partes, dificultando a comunicação entre elas. Assim, o trauma passa a interferir na vida mesmo sem ser percebido.
Através da EMDR, as áreas cerebrais são ativadas, fazendo com que os eventos bloqueados sejam dessensibilizados, processados e adaptados de forma saudável. Assim, o sintoma desaparece e o paciente passa a desfrutar de uma vida melhor por não estar mais tendo sua vida comandada por uma memória do passado – ainda que não se tenha dado conta disto.
Por fim, é importante ressaltar que a terapia EMDR é recomendada e aprovada pela Associação Psiquiátrica Americana e pela OMS como um dos dois principais métodos para o tratamento de situações traumáticas.
Depoimento de paciente: “Eu fiz mais progresso em três meses de EMDR do que em vinte anos de terapia convencional.”
Ronize Patricia Silva Ferreira
Psicóloga
CRP 12/02648
Terapeuta Certificada EMDR – EMDRIA e EMDR Ibero-América
Supervisora Certificada e facilitadora EMDR em formação
Formação em Terapia EMDR – EMDR Institute EUA, EMDRIA e EMDR Ibero-América
Formação em Terapia EMDR com crianças – EMDR Brasil e EMDR Ibero-América
Formação em Neuropsicologia
Membro da Associação Brasileira de EMDR
Atuação clínica desse 1998
Atendimento para crianças, adolescentes e adultos
Clínica Renove
R. Jerônimo Coelho, 383, sala 501, Centro, Florianópolis
WhatsApp: (48) 99860-0302
E-mail: ronizeps@hotmail.com